domingo, 23 de outubro de 2011

Entrevista com Jesse Fewell, PMP, CST

Caros leitores,

presença internacional no Blog do Vagner!

O PMI anunciou formalmente o nome da nova certificação Agile. Se chama PMI-ACP (Project Management Insitute Agile Certified Practitioner).

A avaliação já está disponível. A elegibilidade segue um roteiro semelhante ao PMP: análise da elegibilidade, avaliação e manutenção. São 3500 horas de prática e 120 questões na avaliação. Quem já é PMP precisará comprovar 2000 horas de práticas Agile.

Esse ano será um piloto para a certificação que será oficializada em 2012.

Fui ouvir um expoente mundial em Agile-PM: Jesse Fewell, fundador da Comunidade Agile do PMI Global. Fewell é certificado PMP e também ScrumMaster que é a certificação oficial da comunidade de Agile. É um entusiasta do processo de certificação piloto em Agile do PMI e criou um treinamento para essa certificação, que irá utilizar pela primeira vez na Ìndia.

Mr. Fewell respondeu algumas perguntas exclusivas para o Blog do Vagner.



Blog do Vagner: Qual foi sua motivação ao criar a Comunidade Agile do PMI?

Mr. Fewell: Fui inspirado por Mike Griffiths, um pioneiro do PMI Agile, durante sua apresentação no Agile 2007 em Washington, DC. Ele sugeriu que deveríamos criar um PMI SIG para o Agile PM. Depois da palestra eu disse a ele que era uma boa idéia e perguntei como poderia ajudar. À época ele estava envolvido e muito ocupado na liderança do Agile Alliance e o APLN e me perguntou porque eu mesmo não liderava o grupo. Eu também estava já muito atarefado na época mas me comprometi a inicialmente levantar quais os passos iniciais junto ao PMI. E descobri que todos os SIG estavam parados até que o novo modelo de Communities of Practice (CoP) fosse finalizado.

Aquilo me instigou. E se a comunidade de PMI Agile fosse o primeiro CoP? E se nós conseguíssemos mostrar nossa adaptabilidade ao mesmo tempo em que o PMI se esforçava para iniciar o novo modelo de comunidade virtual? E se todos ouvissem falar do Agile PM somente porque foi o primeiro CoP? Isso funcionou. Assumindo o risco e o desafio de sermos os primeiros, como uma comunidade recebemos muita atenção, o que nos permitiu sermos uma das mais vibrantes CoPs do PMI.

Blog do Vagner: Assim como a ética, você não acha que agilidade já está presente no PMBoK?

Mr. Fewell: Sim, concordo plenamente. Agile é fundamentalmente sobre escolher a melhor maneira de enfrentar a mudança. Como líderes de projetos, nós temos que lidar com a mudança todo o tempo, seja respondendo a novas condições do mercado, implementando melhoria de processos ou corrigindo defeitos. O PMBoK menciona a palavra “interativo” 17 vezes e declara explicitamente que “um plano de gerencialmento de projeto é interativo”. Considere que o PMBoK tem toda uma área de conhecimento inteiramente dedicada à gestão de mudanças, e você começa a ver que tem muito alinhamento.

Mudança não é risco; é realidade. O Manifesto Ágil enfatiza estes princípios sobre a mudança, e o PMBoK oferece várias ferramentas para a execução destes princípios.

Blog do Vagner: como você vê essa credencial a longo prazo?

Mr. Fewell: Vejo muitas oportunidades surgindo em torno dessa certificação. A Scrum Alliance e DSDM Atern têm sido os único programas Agile por muito tempo. Hoje nós temos o Scrum.org, ICAgile e agora o PMI. Cada programa tem um foco único, oferecendo aos profissionais mais opções de certificação que se alinham com os objetivos específicos de suas carreiras. Por exemplo: o programa de Certificação ScrumMaster oferece um profundo conhecimento do método Scrum, que poderia ser o melhor para alguém com que almeja uma posição diretamente envolvida com o uso do Scrum. Por outro lado, o programa PMI-ACP oferece uma base dos métodos e das técnicas do Agile, que poderia ser o ideal para um Gerente de Projetos que gostaria de acrescentar ferramentas ágeis ao seu conhecimento como um Gerente de Projetos profissional. Estou confiante nas mudanças que estão acontecendo, porque elas refletem um novo nível de maturidade da indústria para o Gerente de Projetos Ágil.

Blog do Vagner: Quais suas expectativas para o PMI-ACP: ela será forte como o PMP, ou será relegada a um segundo plano como o PMP-SP e o PMP-RMP?

Mr. Fewell: Eu não diria que o PMI-SP e o PMI-RP tenham perdido importância. Eles foram criados para preencher um gap em uma área específica dentro do gerenciamento de projeto, e elas têm atingido um certo grau de sucesso para seu pequeno nicho. O mesmo pode ser dito do PMI-ACP, que é o primeiro programa de certificação a cobrir todo o conteúdo da gerência de projeto ágil, acima de qualquer outra metodologia. Entretanto, a principal diferença entre os programas é a fatia de mercado. O número de praticantes de Agile na indústria é dramaticamente maior que as sub-disciplinas de risco e cronograma de projetos. Dessa forma acho que o PMI-ACP terá muito mais penetração, mas somente o tempo irá dizer se ela irá atrair a mesma quantidade de certificados que o PMP nos últimos 27 anos.

Blog do Vagner: O que você diria às comunidades brasileiras de Agile e do PMI?

Mr. Fewell: não parem de aprender. A certificação é apenas o primeiro passo. O sucesso profissional vem quando você lê mais, colabora mais e aprende mais.

Nenhum comentário: