sexta-feira, 15 de junho de 2007

O PAN do Rio

Não precisa esperar o PAN chegar!
Pois é, o PAN no Rio já chegou há muito tempo.
É o PANico!!

É impressionante como as autoridades do estado do RJ não reconhecem que a cidade e região vivem uma guerra civil. E não me venham falar que “violência tem em todo lugar”, “o que se vê na tv são casos isolados”, “o Brasil inteiro está assim”. O caralho! Mentira! Não está assim não. A maioria das cidades brasileiros goza de ordem e sossego. Paz e tranqüilidade. Não fica passando um Caveirão na rua e entrando bala pela janela. Péralá!

Ocorre que existe um monte de gente pobre nas favelas que foi aliciada pelas autoridades locais: os traficantes. Essa gente pobre, sem recursos e sem como reagir: submeteu-se. Não significa que essa gente concorde com os traficantes ou trafiquem também, mas é questão de sobrevivência. Ou você se submete ou morre.
Essa guerra, como toda guerra, só tem um resultado: uma das partes vai ganhar.
1. Hipótese 1. A lei ganha a guerra. O governo poderia então retomar o território perdido, urbanizá-lo, os moradores de lá se tornariam cidadãos da cidade do Rio de Janeiro e o governo mandaria o traficantes para a puta que os pariu.
2. Hipótese 2: Os traficantes ganham a guerra. A guerra se tornaria explícita, o território deles seria em um primeiro momento toda a cidade do Rio de Janeiro. A médio prazo haveria ações para a tomada de outras cidades no estado. O resto deixo para uma crônica bizarra que poderia escrever.

Enquanto isso a Rede Globo insiste em dizer que o Rio é bonito. Mostra Leblon e Copacabana. Cidade maravilhosa.

Maravilhosa de se ver de longe.

Nenhum comentário: