terça-feira, 22 de setembro de 2009

Educatione Quae Sera Tamen


Em 20/09/2009, a Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) realizou o concurso para admissão no curso de formação de soldados. Um soldado recém formado, com ensino médio, em MG recebe R$1614,00 brutos por 6 horas de trabalho em sistema de turnos. Somente em Juiz de Fora apareceram 3100 candidatos para 60 vagas.

Em contra partida o governo federal lança uma campanha no mínimo pueril convocando a população: "seja um professor". Em MG um professor com formação superior, da rede estadual recebe no máximo R$1200,00 brutos por 8 horas de trabalhos diários. Faltam professores, mesmo porque o estado também não faz concursos. As escolas se viram com o que têm, ocorrendo de professores darem aulas sobre assuntos para os quais não foram preparados.

Há muito o que se discutir sobre esse assunto e neste momento não vou me dedicar a isso.
Coloco somente um questionamento. Tudo muda quando a prioridade é educação. Acho que todos têm de ser bem remunerados, e os policiais merecem receber o que recebem. Só acho que errou-se na prioridade de aplicação das verbas, especificamente no governo de Itamar Franco.

Desculpem-me o ataque de simplismo, mas vou contar uma estorinha, também pueril, para ver se governador ou o ministro da educação entende o que eu quero dizer.

João foi preso.
Foi preso porque roubou.
Roubou porque não tinha dinheiro.
Não tinha dinheiro porque não tinha emprego.
Não tinha emprego porque não tinha qualificação.
Não tinha qualificação porque não estudou.
Não estudou por que não tinha escola.
Não tinha escola porque não tinha professor.
Não tinha professor porque o estado não tinha dinheiro para contratar.
O estado não tinha dinheiro para contratar por quê, se eu paguei meus impostos?
Bom, pelo menos João foi preso.
A segurança pública funcionou.
Que bom, né?

7 comentários:

Unknown disse...

Bom dia!Eu fui a primeira a quebrar a corrente?Realmente nem tem comentario sua postagem até porque neste pais (vou mais longe) educação e o último item da lista. Uma prefeita de um municipio do Rio disse uma vez que não roubava, pois dinheiro público não tem dono,precisa de mais algum comentário?
bj

Anderson disse...

Legal o seu blog. O PM ainda tem plano de carreira que os prof não tem.

Anônimo disse...

1200?? Tem professor que ganha menos de salário mínimo.

Sara disse...

Nada contra os policiais, mas professor tinha que ganhar mais mesmo.

Rodrigo disse...

Mas tanto um quanto o outro ganham muito mal.

Vagner Vilela disse...

É bem verdade, Rodrigo.
Mas as pessoas têm ambições diferentes e o assunto
remuneração acaba sendo algo bastante relativo.
O IBGE divulgou uma pesquisa recente que aponta
a média salarial brasileira como 1036,00.
Mas o ponto central do meu texto não é esse.
A questão é prioridade. Penso que as coisas só
vão mudar para melhor com educação farta e
de qualidade para a população, e ainda será uma mudança
a longo prazo. E não é fazendo propaganda na televisão
que nós teremos mais e melhores professores.
É remunerando-os bem e dando-lhes perspectiva de crescimento
profissional, tal qual é feito na PMMG.

Paula disse...

Infelizmente eu observo esta realidade no meu cotidiano, imagino o que será daquelas crianças, que futuro terão?